
Storytelling: a narrativa que conquista
13 de novembro de 2020
Qual a importância do posicionamento nos mecanismos de busca online?
13 de novembro de 2020Sabe aquela citação, que provavelmente você já ouviu um tantão de vezes, de que “quem não é visto, não é lembrado”? Então… A partir de agora, lembre-se todos os dias: isso é real e uma das máximas do Marketing Pessoal. Entretanto, apenas ser visto não é o suficiente para realizar uma promoção pessoal de sucesso. É preciso que sua imagem seja atribuída a um produto de estimado valor. Ah, sim, você é um produto, no melhor dos sentidos, já que não deixa de ser uma marca. Sabendo disso, te pergunto: você está fortalecendo a sua marca? Qual é a imagem que as pessoas têm de você? É comum que você não tenha pensado nisso antes, mas, a partir de agora, vamos fazer um trato? De hoje em diante, a sua marca passará a ter mais valor do que nunca, e é você quem vai cuidar disso.

Como está o seu Marketing Pessoal?
Quando falamos de um produto, sabe-se que houveram esforços para que ele fosse notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, com meios que visam potencializar as vendas dos produtos. No marketing pessoal não é diferente, porém, ele se dá em benefício de sua própria carreira. Neste caso, é fazer-se notado por suas qualidades, habilidades e competências.
Bem, de maneira ainda mais direta, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias aplicadas de forma planejada e transparente, que trarão elevado valor à sua imagem pessoal. Mais do que uma autopromoção, ele é um conjunto de boas práticas que destacam o que, em sua personalidade, especialmente em sua maneira de trabalhar, são originais e fonte de inspiração para outros profissionais. Ah, veja bem, na vida pessoal essas características são ainda mais evidentes, por isso, gosto de dizer que a transparência deve ser aplicada em todos os ambientes que atuamos, pois agir com naturalidade é um dos principais fatores que você necessita adotar para cativar as pessoas (ninguém gosta de ser enganado, não é mesmo?).
Já que começamos atribuindo importância de desenvolver o melhor do seu branding, a próxima etapa é: como anda o seu conteúdo? É por meio dele, e com um belo toque de postura, que você vai aumentar a sua relevância e se tornar uma verdadeira autoridade. Somado a isso, faça o básico bem feito: tenha bom senso, responsabilidade, capacidade de liderança, maturidade, otimismo, empatia, ética, persistência, paciência e, o principal, humildade.
Isto tudo já é mais do que suficiente para que você se convença que esta estratégia é fundamental em sua carreira, estou certa?! Para te ajudar, separei algumas dicas:
– Capacidade de comunicação: Não fale muito, mas sim o suficiente para que os outros entendam o que você quer dizer. Lembre-se que o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir;
– Postura profissional adequada: É importante saber se comportar nos variados ambientes profissionais, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus parceiros e superiores;
– Cuidados com a aparência: Adapte a forma de se vestir de acordo com o contexto em que está inserido. Esteja sempre perfumado, com os cabelos arrumados, unhas “em dia” e sem excessos. Seja discreto, mas elegante.
– Criatividade e inovação: Mostre disponibilidade e sugira ideias que contribuam para resolução de problemas. Saiba como ajudar quando for preciso;
– Humildade: Nunca, jamais se considere melhor que os outros e não tente promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal.
– Trabalhe em equipe: Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore sempre para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe conexa produz mais, melhor e com maior satisfação.
– Otimismo e bom-humor: Ninguém suporta conviver com rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.
– Tenha algo seu: Sabe aquele toque que algumas pessoas têm que marcam bastante a imagem delas? Steve Jobs sempre vestia calças jeans, blusas pretas e tênis da New Balance. Martin Luther King se destacou com sua célebre frase: “I have a dream”. Sua personalidade é muito importante e ela pode ser aquilo que falta para você se destacar.
O que achou do Marketing Pessoal? Por aqui, aplicamos treinamentos personalizados para cada profissional e empresa. Que tal nos procurar? #VemPraAgenteDaMída
Bianca Frari
bianca.frari@agentedamidia.com.br
Jornalista, Diretora Executiva da Agente da Mídia




