O poder de conquista do Marketing Pessoal

Storytelling: a narrativa que conquista
13 de novembro de 2020
Google completa 18 anos
13 de novembro de 2020

Businessman in suit showing his empty business card with copy space to write it one your own text

Sabe aquela citação, que provavelmente você já ouviu um tantão de vezes, de que “quem não é visto, não é lembrado”? Então… A partir de agora, lembre-se todos os dias: isso é real e uma das máximas do Marketing Pessoal. Entretanto, apenas ser visto não é o suficiente para realizar uma promoção pessoal de sucesso. É preciso que sua imagem seja atribuída a um produto de estimado valor. Ah, sim, você é um produto, no melhor dos sentidos, já que não deixa de ser uma marca. Sabendo disso, te pergunto: você está fortalecendo a sua marca? Qual é a imagem que as pessoas têm de você? É comum que você não tenha pensado nisso antes, mas, a partir de agora, vamos fazer um trato? De hoje em diante, a sua marca passará a ter mais valor do que nunca, e é você quem vai cuidar disso.

Business card

Como está o seu Marketing Pessoal?

Quando falamos de um produto, sabe-se que houveram esforços para que ele fosse notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, com meios que visam potencializar as vendas dos produtos. No marketing pessoal não é diferente, porém, ele se dá em benefício de sua própria carreira. Neste caso, é fazer-se notado por suas qualidades, habilidades e competências.

Bem, de maneira ainda mais direta, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias aplicadas de forma planejada e transparente, que trarão elevado valor à sua imagem pessoal. Mais do que uma autopromoção, ele é um conjunto de boas práticas que destacam o que, em sua personalidade, especialmente em sua maneira de trabalhar, são originais e fonte de inspiração para outros profissionais. Ah, veja bem, na vida pessoal essas características são ainda mais evidentes, por isso, gosto de dizer que a transparência deve ser aplicada em todos os ambientes que atuamos, pois agir com naturalidade é um dos principais fatores que você necessita adotar para cativar as pessoas (ninguém gosta de ser enganado, não é mesmo?).

Já que começamos atribuindo importância de desenvolver o melhor do seu branding, a próxima etapa é: como anda o seu conteúdo? É por meio dele, e com um belo toque de postura, que você vai aumentar a sua relevância e se tornar uma verdadeira autoridade. Somado a isso, faça o básico bem feito: tenha bom senso, responsabilidade, capacidade de liderança, maturidade, otimismo, empatia, ética, persistência, paciência e, o principal, humildade.

Isto tudo já é mais do que suficiente para que você se convença que esta estratégia é fundamental em sua carreira, estou certa?! Para te ajudar, separei algumas dicas:

Capacidade de comunicação: Não fale muito, mas sim o suficiente para que os outros entendam o que você quer dizer. Lembre-se que o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir;

Postura profissional adequada: É importante saber se comportar nos variados ambientes profissionais, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus parceiros e superiores;

Cuidados com a aparência: Adapte a forma de se vestir de acordo com o contexto em que está inserido. Esteja sempre perfumado, com os cabelos arrumados, unhas “em dia” e sem excessos. Seja discreto, mas elegante.

Criatividade e inovação: Mostre disponibilidade e sugira ideias que contribuam para resolução de problemas. Saiba como ajudar quando for preciso;

Humildade: Nunca, jamais se considere melhor que os outros e não tente promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal.

Trabalhe em equipe: Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore sempre para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe conexa produz mais, melhor e com maior satisfação.

Otimismo e bom-humor: Ninguém suporta conviver com rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.

Tenha algo seu: Sabe aquele toque que algumas pessoas têm que marcam bastante a imagem delas? Steve Jobs sempre vestia calças jeans, blusas pretas e tênis da New Balance. Martin Luther King se destacou com sua célebre frase: “I have a dream”. Sua personalidade é muito importante e ela pode ser aquilo que falta para você se destacar.

O que achou do Marketing Pessoal? Por aqui, aplicamos treinamentos personalizados para cada profissional e empresa. Que tal nos procurar? #VemPraAgenteDaMída

Bianca Frari

bianca.frari@agentedamidia.com.br

Jornalista, Diretora Executiva da Agente da Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =

ORÇAMENTO