
Por que inserir sua empresa no LinkedIn?
13 de novembro de 2020
Reflexões para um Marketing Digital eficiente
13 de novembro de 2020O marketing se movimenta sem parar e, por isso, é preciso que nós, profissionais da área, estejamos atentos a qualquer novidade. A todo o momento, surgem novas expressões, criadas de acordo com as tendências e, principalmente, com as exigências do mercado. É o caso do Storytelling, um conceito relativamente novo. Você já ouviu falar nesta palavra? Bem, pessoalmente, eu amo contar histórias, portanto, já devo ser uma storyteller nata, risos. Brincadeiras à parte, é mais ou menos essa a ideia: Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Este método promove o seu negócio sem que haja a necessidade de se fazer uma venda direta, já que tem um caráter mais persuasivo do que invasivo.

Basicamente, o Storytelling tem o objetivo de auxiliar a organização a estreitar seu relacionamento com o interlocutor, a fim de gerar o engajamento necessário para alavancar as vendas de uma maneira indireta. Para tanto, é utilizada a experiência da empresa para persuadir a audiência, por meio de uma narrativa real, que induza ao encantamento. E como fazer isso? É necessário organizar os fatos interessantes em uma estrutura de história com elementos e mensagens bem trabalhados.
Princípios para uma narrativa eficiente:
- Linguagem visual e interativa;
- Utilizar diálogos reais;
- Ter um personagem, que seja identificado com público que deseja atingir;
- Despertar emoções;
- Criar algum conflito que no final da narrativa seja resolvido.
A verdade é que o Storytelling já está tão em uso que, se você fizer uma pesquisa informal, vai levantar que o termo foi definitivamente incorporado ao vernáculo atual. É Storytelling no impresso da bandeja do restautante, Storytelling na embalagem de iogurte, Storytelling na apresentação de resultados da empresa, Storytelling nos posts de amigos nas redes sociais… Não tem como fugir: apesar de recente, o fenômeno do Storytelling é onipresente!
Bastante utilizado no Marketing Digital, a Agente da Mídia está ansiosa para levar este fenômeno para sua empresa. Fale com a gente: #VemPraAgenteDaMidia.
Bianca Frari
bianca.frari@agentedamidia.com.br
Jornalista, Diretora Executiva da Agente da Mídia




