
Cultura organizacional: qual é a sua?
13 de novembro de 2020
Storytelling: a narrativa que conquista
13 de novembro de 2020
Comunicar-se bem é uma das grandes virtudes de um profissional qualificado, já que ele consegue repassar, de forma simples e clara, suas propostas e objetivos. Entretanto, o que para uns é uma habilidade, para outros é uma dificuldade a ser combatida. Você quer melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho? Siga as dicas que preparamos por aqui e se empenhe nesta conquista:
– Linguagem corporal: Nossos sinais verbais revelam mais do que imaginamos, por isso, esteja atento à sua postura. Você está em constante comunicação, mesmo sem dizer uma palavra. Sendo assim, adote uma pose dominante que determine sua autoconfiança.
– Esteja preparado para conversas casuais: Elimine os silêncios constrangedores. Indicamos o método FORD – família, ocupação, recreação e desejos – para você saber optar por temas interessantes durante as conversas e estar preparado para puxar papo quando essa situação ocorrer. Compartilhar informações pode ajudar você a encontrar algo em comum com a outra pessoa, especialmente em uma relação comercial. Escolha conteúdos densos, nunca fúteis, já que está em um ambiente profissional.
– Corte possíveis distrações: É bastante rude, por exemplo, usar o celular enquanto alguém fala com você, mesmo que seja para responder uma mensagem no whatsapp. Quando estiver em uma reunião ou em um almoço, deixe essa tecnologia de lado e se dedique ao engajamento com quem estiver presente. Dessa forma, é possível gerar confiança.
– Ajuste a mensagem ao ouvinte: Pense em quem está te ouvindo e adote o estilo deste público. Tente sempre manter a perspectiva da outra pessoa em mente quando você está passando sua mensagem.
– Seja breve: Tenha em mente o que pretende falar com as pessoas e, de preferência, seja específico: use poucas palavras, seja por e-mail ou em um encontro presencial. Uma boa política, tanto para comunicação escrita quanto verbal, é utilizar os 7 Cs da comunicação: ser claro, conciso, concreto, correto, coerente, completo e cortês.
– Ouça mais: Aprenda a escutar mais e realmente prestar atenção no que a outra pessoa diz, sem interrompê-la. A princípio, pode ser um exercício difícil, mas com o tempo, preste atenção nas mudanças: seus colegas e parceiros vão passar a te ouvir mais atentamente também.
– Esteja atualizado: Fique ligado nas notícias da sua região, país e setor. Uma pessoa bem informada passa a ser interessante aos outros, e gera uma credibilidade natural em seus discursos. Outro ponto: procure se manter atualizado em relação à sua área de atuação por meio de cursos e palestras, mesmo que sejam online.
– Português: Esteja atento ao seu português: falar errado ou utilizar gírias pode impactar sua imagem profissional de forma negativa.
O que achou das dicas? Pronto para coloca-las em prática e se tornar uma referência profissional? Caso precise de ajuda ou queira levar essa mensagem para mais pessoas, a Agente da Mídia está a sua disposição! #VemPraAgenteDaMidia
Bianca Frari
bianca.frari@agentedamidia.com.br
Jornalista, Diretora Executiva da Agente da Mídia




