Cultura organizacional: qual é a sua?

A revolução do Marketing Digital
13 de novembro de 2020
Dicas de comunicação para o ambiente profissional
13 de novembro de 2020
A revolução do Marketing Digital
13 de novembro de 2020
Dicas de comunicação para o ambiente profissional
13 de novembro de 2020

Da mesma forma que as pessoas se diferenciam uma das outras de acordo com suas características individuais, uma empresa assume sua personalidade própria – e única – por meio da cultura organizacional.

E é essa maneira exclusiva de ser que define o seu negócio para o mercado. Então pergunto: como sua marca é vista por seus clientes, parceiros, colaboradores e concorrentes? Ao abrir a sua empresa, você teve a preocupação de formatar quem ela é e o que ela almeja ser? Para ir mais além, você definiu com base em quais ideais pretende atingir o seu objetivo?

Leadership-Development-News-Roundup-Teamwork-and-Collaboration-Edition (1)

As diversas atividades desenvolvidas por uma organização consomem recursos e geram produtos e serviços. A forma como estas são executadas sofre influência das crenças, comportamentos e hábitos presentes nas relações humanas dos envolvidos com a empresa. Desse modo, a cultura organizacional impacta os níveis de eficiência do trabalho realizado pelo seu negócio. E mais: em tempos de revolução digital, em que as pessoas estão conectadas à internet o tempo todo, o modo como suas atividades são aplicadas está “escancarado” para quem quiser ver.

Por isso, minha dica para uma sobrevivência de sucesso no mercado é: seja transparente em relação à sua proposta como organização e, para conquistar seus objetivos, defina quem você é como empresa e o que te diferencia dos demais.

Diretriz Empresarial: a identidade do negócio

Bianca, por onde devo começar? Bem, certamente você já ouviu falar daqueles três itens bastante utilizados no ambiente empresarial: missão, visão e valores, certo?

É a partir dessa definição que sua cultura organizacional vai criar forma para se difundir com destaque e originalidade. De maneira prática, isso determina para o mercado e as pessoas que se relacionam com o seu negócio como “as coisas” funcionam na empresa.

Vamos ao exemplo da Agente da Mídia?

Missão (o que fazemos): Promover o fortalecimento da marca e a manutenção da credibilidade de nossos clientes, com ações de Comunicação Integrada e Marketing de Conteúdo personalizadas e com foco em resultados.

Visão (o que queremos): Ser referência do setor na Região Metropolitana de Campinas, não como a maior agência, mas como aquela que conta com os melhores Agentes de Comunicação.

Valores (nossas crenças e modo de agir): Cidadania, Energia, Atualização, Eficácia

Agora que você conhece um pouco mais do que somos como empresa, chegou o momento de refletir: sua identidade organizacional existe e está sendo informada de maneira correta? Importante: há regrinhas valiosas para a criação dos itens acima. Caso precise de apoio no desenvolvimento deste passo, a Agente de Mídia estará por aqui. #VemPraAgenteDaMidia

Bianca Frari

bianca.frari@agentedamidia.com.br

Jornalista, Diretora Executiva da Agente da Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezesseis =